terça-feira, 16 de março de 2010

A senda do conhecimento - Rudolf Steiner - Teosofia

A senda do conhecimento - Rudolf Steiner - Teosofia



pg. 119
Para ser vidente, é preciso possuir perfeita "saúde" na vida animica. Ora, para semelhante saúde, não ha melhor cultivo que o genuino pensar. Aliás, tal saúde pode sofrer graves distúrbios se os exercícios para o desenvolvimento superior não se acham fundamentados no pensar.
.......................
É certamente nociva a incredulidade não fundamentada. Pois ela age sobre quem a abriga como uma força repulsiva. Impede-o de assimilar pensamentos fecundos. Não é nenhuma fé cega, mas, antes, a assimilação do universo de pensamentos da ciencia espiritual que constitui a condição prévia para o despertar dos sentidos superiores. O investigador espiritual se apresenta ao discipulo com a exigencia: "não crer" mas "pensar"
no que eu digo, é o que deves fazer; torna-lo conteudo de teu proprio mundo de pensamentos, que então meus pensamentos farão com que, dentro de ti, tu mesmo os reconheças como verdade. Este o ideário do pesquisador espiritual. Ele dá somente o impulso; a força para reconhecer a verdade vem do proprio íntimo do discipulo. E neste sentido devem ser procuradas as concepções da ciencia espiritual. Quem tem o bastante
autodominio para se aprofundar nessas concepções com o próprio pensamento, pode estar certo de que no decurso de um periodo de maior ou menor extensão elas o conduzirão à visão direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário