quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Caminhos para a India (Consulta ao Google)‏

O Descobridor
Por se levantar a gloria/ das linhagens mui honradas
Que por obras mui louvadas de si deixaram memória
A quem lhe siga as pegadas/ Suas armas decifrando,
Algum irei lembrando/ donde a nobreza lhe vem
Por que faça quem a tem pola suster , bem obrando
De púrpura celestial sobre prata mil luzente,
a geração mui valente que delas se diz Cabral....
(João Roiz de Sá, algumas linhagens de Portugal)

Pedro Álvares Cabral
Pedro Álvares Cabral, de quem não se sabe muito, era de família nobre, da "melhor casta" como diziam então. O sobrenome adequava-se ao brasão da casa - duas cabras de prata num fundo avermelhado. Nascido no castelo de Belomonte, provavelmente em 1467 ou 8, desde pequeno intimou-se com as coisas guerreiras e os atributos do mar. Entrou bem jovem na corte de João II, como moço fidalgo, onde estudou cosmografia e artes navais, convivendo com as gentes dos oceanos que a freqüentavam. Casou com D. Isabel de Castro, uma mulher rica de poderosa família, o que fez com que aumentasse seu gosto faustoso "de grandezas, possuidor de grande estado". D.Manuel nomeou-o fidalgo do conselho e depois capitão-mor da expedição para as Índias.
Provavelmente os seus modos imponentes, ajudados pela "desmedida estatura" herdada do pai Fernão Cabral, e seu aprumo no vestir, contribuíram para a sua escolha. El-Rei esperava impressionar os príncipes do Oriente com a figura soberba de Cabral. O gosto dele pelo formalismo e pelos aparatos do poder é que explicam ter ele recebido dois assustados índios na nau capitânia, ancorada no litoral brasileiro, com um colar de ouro ao pescoço, sentado majestosamente numa cadeira-trono do seu camarote, com os oficiais agachados ao seu redor, sobre um fino tapete. "

Pedro Alvares Cabral,
nasceu em Santarem, Portugal.
Seu tumulo está em Santarém, e segundo minha amiga Vania Maria de Souza, moradora dessa cidade, está sempre com visitas ao redor. No entanto, um pedaço do corpo de Pedro Alvares Cabral, está no corredor da Antiga Catedral do Rio de Janeiro, A Igreja de N.S. do Carmo, pois aí eu li sobre parte do corpo ali sepultado.
O titulo da Novela que alcançou grande sucesso no Rio de Janeiro, de autoria de
Gloria Perez, "Caminhos da India", é uma predissão, pois Novos Caminhos estão sendo feitos para o Brasil, através da India, sua sabedoria ditada pelos Mestres
que escreveram o Bagavad Gita, semelhante à doutrina Devocional Cristã, que deixou como exemplo, palavras do deus Krishna: - "27-Pois eu sou a morada de Brahma, o Imutave,o Imortal, o Dharma eterno e a Bem Aventurança Absoluta". Sim nova Rota para a India, por nós, navegadores das Rotas Celestes, através de nossos corpos nas carnes, carnes que são as grandes Caravelas, os navios mais aperfeiçoados para as Nevegações Seguras.
Quanto mais aperfeiçoarmos nossa navegação nas Rotas Terrestres e mais segurança iremos descobrindo para uma passagem segura, mais cedo chegaremos ao Reino do Espirito Santo, a caminho do Palacio do Rei.
clarisse

Nenhum comentário:

Postar um comentário