quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tesouro Sagrado

Tesouro Sagrado



"Tesouro Sagrado" é, ou "era" o nome de uma Condecoração Japonesa, que um avô meu, recebeu do Pai do Imperador Hiroito, do Japão.
A Comenda é grande, pesada e belíssima!
Sobre metal dourado, que pode ser Ouro ou Banhado em Ouro, as Comendas são em esmalte ou porcelana, nas cores branca e vermelha. Vieram numa linda caixa de charão negro, enfeitada com lotus em ouro e amarrada a tampa, com um "cordão" torcido de seda, na
cor lilá - as Comendas, são duas.
Estou escrevendo certas coisas, porque, solteira, sem herdeiros diretos, morrerei, e num mundo moderno, muitas tradições, desaparecerão.
Este nome, escolhido pelos japoneses, "Tesouro Sagrado", circunda as Comendas como um
Idolo "muito especial", porque "Tesouro" já é algo sagrado!
Meu avô chinês, era pobre - o avô, pai adotivo de minha mãe, Senador e Almirante, é que foi o
Condecorado.
O "Tesouro Sagrado" de meu avô chinês, pobre, natural de Cantão, China, como profissão, Cozinheiro - o seu "Tesouro Sagrado", era um jornal chinês, velho, que ele lia toda
a noite, sem óculos, em voz alta, para não esquecer o idioma; eu assistia a isso, toda a vez que ficava em casa de meus avós, para jantar.
Quando meu avô chinês morreu, eu pedi à minha avó, o jornal chinês velho, como lembrança.
Recebi de minha avó, esta resposta: - Aquela porcaria? Joguei fora!
Então, numa das noites em que eu ficava, após passar a tarde na mansão de Copacabana,
em que residia Esther Ferreira Vianna Calderon, médium de effeitos físicos, inclusive, eu,
Esther e a prima dela Laurita, estávamos na Biblioteca, aguardando o chamado das copeiras
que armavam a mesa para jantar. O marido de Esther, Leopoldo Bombarda Calderon, pas-
seava em largas passadas, a volta da mesa. Esther se casara com cinquenta anos e não tinham filhos.
De repente, Esther gritou para mim, eu, distraida, lendo a "Sabedoria da China e da India" sobre uma mesinha de jogo:
- Clarisse! O Espirito de seu Avô Afonso (ele se naturalisara, mudando seu nome para "Afonso"), está te entregando um jornal dobrado! Olha embaixo da mesa! Umas crianças chinesas estão com uns pedaços de papel rasgados!
Fui para baixo da mesinha de jogo e vi os pedaços do jornal chinês do meu avô Li Po, cantonês. Esses pedaços do jornal chinês, guardo com o maior carinho, numa caixa de sandalo indiana, o meu Tesouro Sagrado, me vindos em transporte de mediunidade física,
ainda sem começar a Seção, que se iria iniciar após o jantar, em casa da médium Esther.
Mas, o Tesouro Sagrado do Japão, guardo com o maior Amor e Consideração pelo Império
do Japão.
Assim, é Nossa Vida
Clarisse

Nenhum comentário:

Postar um comentário